terça-feira, 11 de janeiro de 2011

7 dicas para elaborar uma apresentação comercial


É cada vez mais comum, por parte dos meus clientes, solicitações de apresentações comerciais. Tenho observado a dificuldade e um grande despreparo dos empresários e representantes em preparar propostas, portifólios e apresentações. Por mais que pareça simples, a criação e elaboração de apresentações comerciais são de extrema importância. Então decidi publicar este post com algumas dicas básicas para realização dessa tarefa.

Primeira dica

Na maioria das vezes, as apresentações precisam ser enviadas por e-mail, exibidas na tela de um notebook ou projetadas em tela. Por isso, o formato da apresentação precisa ser flexível e o tipo de arquivo padrão (para ser aberto em qualquer computador). O mais prático é um arquivo pdf, configurado para exibição em tela cheia (fullscream).
Terceira dica

Não existe melhor descrição de um produto que a sua imagem. Selecione as melhores fotografias de cada produto, evitando as repetições. O recorte e o tratamento de uma foto, pode definir a sua apresentação.

Quarta dica

Defina bem os tópicos, organizando o esquema de sua apresentação com títulos claros. A criação de um menu dinâmico é fundamental, pois através dele se podera navegar facilmente pela apresentação.

Quinta dica

Não deixe de seguir o padrão de identidade visual de sua empresa, e não se esqueça das informações de contato e de cadastro (caso esteja participando de licitações ou cotações).

Sexta dica

Leia com atenção, revise bem sua apresentação e tente se antecipar às dúvidas e indagações que seu cliente poderá fazer.

Sétima dica

Uma boa apresentação pode decidir a eficácia de suas reuniões e visitas. Por isso investir na criação e elaboração destes materiais é muito importante. Solicite uma apresentação profissional pelo telefone 719937-6139

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