Este é o primeiro Programa com direcionamento específico para as Filarmônicas que pretende atender as solicitações de músicos e entidades, contribuindo com a política de descentralização de recurso e dinamizando a cultura em toda a Bahia. Além de possibilitar a continuidade de ações já existentes, promove também o fortalecimento destas entidades musicais.
O processo de cadastramento das entidades musicais teve início em 2009, sendo o lançamento do Programa de Fomento oficializado em maio de 2010, na abertura do IV Encontro Estadual de Gestores de Cultura. Com entrada franca, o evento contou com a participação da Grande Filarmônica, regida pelo maestro Fred Dantas e composta por 140 músicos de quatro entidades: Sociedade Filarmônica Filhos de Apolo (Santo Amaro), da Sociedade Filarmônica 2 de Janeiro (Jacobina), da Sociedade Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim) e da Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados (Salvador).
Entre as credenciadas estão a Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados e a Filarmônica UFBERÊ, ambas de Salvador, sendo as 94 restantes residentes no interior do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário