quarta-feira, 22 de maio de 2013

Salve Akidara!


Por  Ana  Guedes

Um passeio pela MPB. Foi esse presente que a Banda Akidara deu, ontem, aos soteropolitanos. A apresentação aconteceu em plena Terça da Bênção, na Praça Tereza Batista,no Pelô.

O show teve tudo de bom. Muito ritmo, dança e é claro muita percussão. Até coreografia de grupos na platéia prá lá  de "gingados",  no balanço  de canções  consagradas. Afinal, foi no Pelourinho que Mestre Neguinho do Samba imortalizou  o batuque tipicamente baiano. O samba também não foi esquecido.

Também não faltaram ecos de cidadania através do idealizador da Banda e Grupo Cultural Akidara, Ubaldo Oliveira,que aproveitou a praça lotada para falar da importância do respeito para  todos  e bradou: fora qualquer tipo de discriminação.

Os convidados especiais, Jeã de Assis e o rapper Afro Jhow, deram tom  bacana ao espetáculo. O   som afro-pop da Banda "caiu no pé" de chinesas, alemães e brasileiros no Centro Histórico de Salvador. Sinal, de que a melodia arrojada dos meninos não precisa de
idioma.

Enfim, Salvador começa a fugir da  mesmice. Salve,salve, som de ouro!  Salve Akidara!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

BANDA AKIDARA SE APRESENTA NO PELOURINHO





Nesta Terça da Benção (21.05.2013), a Banda Akidara se apresenta, a partir das 21 horas, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. A banda é uma novidade dentro da música afro pop baiana. A percussão é o forte, mas Akidara também mescla elementos folclóricos como capoeira, samba de roda, além da dança de rua e dança afro.

A Banda Akidara é formada por Ubaldo Akidara (percussionista e compositor), Jubahia (cantor e violonista), Geni Furtado(guitarrista), Fábio Carmo(tecladista), Rogério Sater (baterrista), Rafael Santyago(baixista), Ricardo Dória (percussionista), Anderson Nenga (percussionista), William Cerqueira (percussionista), Vagner Akidara (percussionista).

Estimulados pelo percussionista Ubaldo Oliveira, os músicos utilizam atabaque, surdo, timbal, cuíca, berimbau, pandeiro, alfaia, bateria e sax. Isso sem falar que objetos como baldes, chapas de zinco e tampinha de garrafa PET se misturam com instrumentos eletrônicos, sintetizadores, órgão, guitarra, violão e contrabaixo.

O repertório é composto por MPB e músicas regionais baianas, valorizando os modos de vida e as manifestações populares. Também toca músicas próprias e faz re-leitura de grandes mestres e de novos talentos, mesclando ritmos do candomblé e sonoridades de matrizes afro-baianas com a diversidade da musica popular brasileira. Desde então, a banda tem realizado shows com fins cerimoniais, educacionais, entretenimento e diversão, sua grande variedade de instrumentos e seu repertório valoriza a importância da cultura afro-brasileira.

Neste show a Banda contará com a participação de Jeã de Assis, que traz a sonoridade do samba-rock ressaltando a identidade visual e cultural da cidade prezando pela originalidade do conceito musical. E vai contar também com o rapper Afro Jhow, que mistura ritmos afro contemporâneos, trazendo em suas composições histórias de superação, valores, consciência política, espiritualidade, fraternidade e respeito, com o objetivo de fortalecer e divulgar as diversas expressões da música negra.

----

Em 2005, o trabalho da banda Akidara evoluiu para Grupo Cultural Akidara, trabalhando com jovens. A ONG criou o projeto “História Viva”, aprovado pela Fundação Gregório de Mattos. Quatro anos depois, se tornou Ponto de Cultura, realizando atividades culturais e musicais para adolescentes e adultos de Mussurunga e bairros vizinhos.

O Ponto de Cultura é coordenado pelo músico Ubaldo Oliveira, que tem carreira consolidada na música baiana. Foi percussionista da banda Motumbá e já participou das bandas Tropicália, 4 Elementais, entre outras.

Serviço
Show da Banda Akidara
Data: 21 de maio de 2013
Horário: 21 horas
Local: Praça Tereza Batista, Pelourinho
Preço: Gratuito